Qual o papel/função do Diretor na escola?

Para além dos que muitos tendem a imaginar, o Diretor exerce importante papel no cotidiano escolar. Suas funções vão além de cuidar do administrativo e financeiro, ele é peça fundamental no desenvolvimento pedagógico, trabalho da coordenação, corpo docente  e demais membros da comunidade escolar.

O diretor da escola é uma figura importante enquanto líder e exerce uma função bastante ampla e complexa na comunidade escolar. No decorrer do desempenho de seu papel, tem o poder de influenciar tanto de maneira positiva quanto negativa, as pessoas que compõem a escola. Desse modo, deve desenvolver habilidades que venham a favorecer o desempenho do seu pessoal com o qual trabalha e conseqüentemente a qualidade da educação oferecida pelo estabelecimento de ensino que representa.

Mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materiais, quem dirige a escola precisa ser um educador. E isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com autoridade burocrática. Para Antônio Carlos Gomes da Costa, pedagogo e consultor, há três perfis básicos nessa função:

O administrador escolar – mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;

O pedagógico – valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente;

O sociocomunitário – preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/direcao-escolar/52969/#ixzz27VSS3wLj

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/papel-diretor-423393.shtml

Sobre saladacoordenacao

Meu nome é Davidson Sousa, sou graduado em Pedagogia pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado no curso de Produção em Mídias Digitais pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas e graduando em Direito pela PUC Minas. Atualmente atuo como professor na rede estadual de educação de Minas Gerais e no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, possuo também uma experiência anterior na área de Tecnologia Educacional, em uma empresa que me possibilitou conhecer as possibilidades criadas através da informatização do ensino. O objetivo deste blog é procurar soluções, compartilhar ideias e trocar experiências com outros profissionais e pessoas interessadas em entender a rotina de uma Coordenação Pedagógica e seus desafios diários.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s